O que é a Diálise Peritoneal?
Uma das opções de tratamento disponíveis no tratamento da Insuficiência Renal Crónica Terminal. É uma técnica fisiológica que utiliza a membrana peritoneal (membrana que envolve os órgãos abdominais), atua como um filtro do sangue, removendo excesso de água e toxinas do corpo. É uma técnica também denominada "auto-diálise", porque é realizada pelo doente ou por um familiar próximo.
Opções na Diálise Peritoneal
A diálise peritoneal, quer na sua variante DPCA quer na de DPA, é uma técnica eficaz, bem tolerada e simples de efetuar. A enorme maioria das pessoas tem facilidade em aprender a executá-la. Ao fim de poucos dias de aprendizagem, o doente e um seu eventual parceiro encontram-se em condições de, autonomamente, efetuá-la no domicílio.
· DPCA - Diálise Peritoneal Continua Ambulatória
A diálise peritoneal contínua ambulatória (DPCA) é uma modalidade de diálise peritoneal, que é efectuada pelo doente ou familiar diariamente, com 3 a 5 trocas por dia. Este tratamento pode ser realizado em casa ou no trabalho, permitindo alguma normalidade na vida diária.
· DPA - Diálise Peritoneal Automática
Nesta modalidade uma máquina denominada "Cicladora", procede à troca dos líquidos, nomeadamende durante o período notruno. Esta máquina pode ser programada consoante as necessidades de trocas de banho de cada doente.